A fotografia “Teia do mar”, da autoria de Luís Gonçalves, vence a 7ª edição do Concurso de Fotografia “Viana e o Mar”.
A fotografia “Teia do mar”, da autoria de Luís Gonçalves, venceu a edição de 2023 do Concurso de Fotografia “Viana e o Mar”. No Dia Mundial da fotografia, a Câmara Municipal de Viana do Castelo divulgou o vencedor da 7ª edição do concurso, uma iniciativa promovida através do Centro de Mar.
Recorde-se que a esta edição concorreram 52 fotografias de 20 autores. A iniciativa visa promover Viana do Castelo enquanto cidade náutica do Atlântico, apresentando um olhar documental ou artístico sobre a zona costeira e ribeirinha, atividades turísticas, culturais, desportos náuticos, atividades económicas e ainda as vivências e tradições das gentes vianenses ligadas ao mar.
Os trabalhos enviados a concurso foram submetidos à apreciação de um júri constituído por um representante do Centro de Mar – Câmara Municipal de Viana do Castelo; representante da AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual; Abel Coentrão, Associação cultural Bind’ó Peixe; e David Tiago, fotógrafo.
Destinado a fotógrafos amadores e profissionais, o concurso de fotografia “Viana e o Mar” pretende dar a conhecer a riqueza do património marítimo local, reforçando a relação da comunidade com o mar através da divulgação e sensibilização para a importância das atividades do mar na região ao longo dos tempos.
Teve, como habitualmente, como objetivos promover diferentes olhares sobre o património material e imaterial de Viana do Castelo, estimulado o gosto pela fotografia; fomentar a observação, descoberta e divulgação de elementos que contribuam para definir os contornos da identidade patrimonial e cultural da região; bem como divulgar a cultura marítima vianense, costumes e tradições locais associados ao mar.