Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
10º / 10º
Mar

REPORTAGEM SOBRE CENTRO DE MAR EMITIDA NO PORTO CANAL

  • Notícias
  • REPORTAGEM SOBRE CENTRO DE MAR EMITIDA NO PORTO CANAL
Reportagens de curta duração sobre o Centro de Mar e Museu Virtual da Memória Marítima na rúbrica “Viver aqui”, do Porto Canal.
Mar | 29 março 2022

No passado dia 23 de março foram transmitidas duas reportagens de curta duração sobre o Centro de Mar e Museu Virtual da Memória Marítima na rúbrica “Viver aqui”, do Porto Canal.

O Centro de Mar de viana do Castelo existe desde 2014, sendo composto por um Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar. Inclui um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, fundamentado numa musealização convencional e interpretativa do próprio navio enquanto objeto patrimonial. O visitante é remetido para o território local e regional envolvente, através de uma fio condutor que se centra na temática global da cultura e vivência marítimas.

Este espaço é dotado, entre outras valências, de equipamentos multimédia, um mini-auditório, a possibilidade de acesso a consultas, áreas de apoio ao empreendedorismo e economia náutica e diversas experiências audiovisuais interativas.

Já o Museu Virtual da Memória Marítima foi inaugurando em 2020. Este espaço dedica-se à salvaguarda e preservação, registo e documentação, arquivo e divulgação de espólios documentais relacionados com o tema do “mar” e a sua importância (passada, atual e futura), a diversos níveis (cultural, económico, social, geográfico, ambiental), nos processos de desenvolvimento do território abrangido pelo Centro de Mar.

Ambos os espaços encontram-se instalados à ré do Navio Gil Eannes e podem ser visitados gratuitamente de terça a sábado entre as 10h00 - 13h00 /14h00 - 18h00. Para saber mais sobre estes equipamentos, veja ou reveja a emissão aos minutos 12:30 e 34:15.

Resumo
Categoria
Mar