Ciência e I&D

APP BioRegisto com 2.058 observações

COMEMORAÇÃO // Dia Internacional da Vida Selvagem
Ciência e I&D | 3 março 2022

No Dia Internacional da Vida Selvagem, a APP BioRegisto já registou cerca de 2.058 observações correspondentes a 560 espécies registadas e validadas. Com um fim científico, mas destinado a todos os públicos, esta é uma plataforma de ciência cidadã lançada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo para registo de observações da biodiversidade.

A APP BioRegisto constitui a primeira plataforma de Ciência Cidadã que o município coloca à disposição de todos os públicos, permitindo a identificação de espécies de todo o território nacional. Permite, assim, a qualquer cidadão, inserir registos fotográficos de espécies animais, vegetais, rastos e vestígios de qualquer localização.

A Câmara Municipal pretende reforçar a participação do público naquilo que são atividades integradas em projetos de ciência cidadã e diretamente ligadas à fotografia no meio natural, que fomentem observações da natureza, o menos intrusivo possível, e que respeitem não só a integridade física das espécies, mas também a sua forma de viver.

Este processo visa contribuir para a divulgação do património biológico da região, mas também zelar pela sua conservação, através do conhecimento. Neste sentido, lançou-se em 2021 três desafios de ciência-cidadã: “Desafio BioRegisto - FLORESTA”, “Desafio BioRegisto - MAR” e “Desafio BioRegisto - RIO”. Os Desafios contaram com um total de 66 participantes e 466 observações submetidas. Ao vencedor de cada Desafio foram oferecidos um conjunto de guias de identificação e livros de natureza.

O “Desafio BioRegisto-FLORESTA” incidiu em zonas florestais e montanhosas e decorreu entre os meses de março e maio de 2021 e contou com um total de 20 observações submetidas.

O “Desafio BioRegisto-MAR” incidiu em zonas marinhas costeiras e não costeiras e decorreu entre os meses de junho e agosto de 2021 e contou com um total de 133 observações submetidas.

Já o “Desafio BioRegisto-RIO” incidiu em zonas ribeirinhas e estuarinas e decorreu entre os meses de setembro e novembro de 2021 e contou com um total de 313 observações submetidas.

Ciência e I&D