Água

• MAR2PROTECT - Prevenção da contaminação das águas subterrâneas relacionada com as alterações globais e climáticas através de uma abordagem holística da gestão da recarga de aquíferos
Água | 21 fevereiro 2024

O projeto Mar2Protect tem como objetivo geral prevenir a contaminação de águas subterrâneas devido aos impactos das alterações climáticas e globais, através de uma abordagem holística centrada na recarga dos aquíferos. No projeto, foram selecionados vários locais demonstrativos e o trabalho do CIIMAR centrar-se-á no estuário do rio Lima. Pretende-se explorar o potencial do sapal para manter as águas superficiais com boa qualidade, o que se traduzirá numa boa qualidade das águas subterrâneas.

No âmbito do projeto, pretende-se demonstrar a importância e relevância do sapal do estuário do rio Lima e a necessidade de conservação e proteção do mesmo. Uma das abordagens será através do conceito Living Labs, em que se pretende envolver diretamente diversos atores da comunidade de Viana do Castelo, mas também entidades a nível regional e nacional. O Living Labs deverá incluir vários grupos da sociedade, nomeadamente a academia, os policy makers, o sector empresarial e a sociedade em geral, incluindo-se nesta, por exemplo, escolas e associações desportivo-recreativas.

O primeiro Living Lab decorreu no passado dia 21 de fevereiro, no CMIA em Viana do Castelo, em pleno estuário do rio Lima. Contou com a participação de membros dos diversos setores identificados, como setor público, privado, academia e sociedade civil. Através de uma abordagem co-criativa, foram identificados desafios relacionados com este estudo, formas de envolvimento da sociedade local e de sensibilização para prevenir a contaminação da água.

O projeto teve início em Dezembro de 2022 e será desenvolvido ao longo de 4 anos, sendo financiado pelo programa Horizonte Europa.

Para mais informações sobre este projeto clique AQUI.

Água