Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
/
Ciência e I&D

Bioregisto conta com 3.195 observações submetidas de 792 espécies

  • Notícias
  • Bioregisto conta com 3.195 observações submetidas de 792 espécies
Criada em 2018, o BioRegisto conta com 3.195 observações submetidas de 792 espécies.
Ciência e I&D | 8 março 2024

O BioRegisto, uma inovadora iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo, já registou um total de 3.195 observações submetidas correspondentes a 792 espécies registadas e validadas e 220 utilizadores registados. Criada em 2018, o BioRegisto tem um fim científico, mas destina-se a todos os públicos e corresponde a uma plataforma de ciência cidadã lançada pelo município para registo de observações da biodiversidade.

Os dados reportados no BioRegisto são utilizados tanto pelo Município de Viana do Castelo em ações de educação ambiental, por exemplo, como por grupos de investigação a nível nacional em trabalhos académicos. O BioRegisto constitui a primeira plataforma de Ciência Cidadã que o município coloca à disposição de todos os públicos, permitindo a identificação de espécies de todo o território nacional. Permite, assim, a qualquer cidadão, inserir registos fotográficos de espécies animais, vegetais, rastos e vestígios de qualquer localização.

A plataforma visa a divulgação do património biológico, contribuindo para a sua conservação através do conhecimento. Desde 2020, conta com uma aplicação móvel, facilitando e agilizando a participação de todos.

Cumprindo os princípios de ciência cidadã, estabelecidos pela Associação Europeia de Ciência Cidadã, o BioRegisto encontra-se integrado na EU-Citizen.Science – plataforma online para partilha de conhecimentos, ferramentas, formação e recursos de ciência cidadã.

Com o objetivo de auxiliar os utilizadores da plataforma BioRegisto e outros cidadãos interessados a identificar espécies em saídas de campo e a reconhecerem e registarem através de fotografia características úteis para a identificação dos seres vivos, o município tem vindo a realizar ciclos de workshops teórico-práticos orientados por especialistas reconhecidos a nível nacional.

Estes ciclos de workshops BioRegisto efetuam-se desde 2022 e contam com uma forte adesão do público. Neste ano, serão realizados seis workshops com os temas: “Flora invasora” (dia 23 de março, das 10h – 17h; formadora: Elizabete Marchante, Universidade de Coimbra); “Mamíferos” (dia 20 de abril, das 10h – 12h; formador: Vasco Flores Cruz); “Répteis” (dia 18 de maio, das 10h – 12h; formador: Vasco Flores Cruz); “Flora aquática, ripícola e halófita” (dia 6 de julho, das 10h -12h; formador: Jael Palhas, Universidade de Coimbra); “Líquenes” (dia 26 de outubro, das 10h – 12h; formadora: Joana Marques, Universidade do Porto); e “Cogumelos” (dia 9 de novembro, das 10h – 17h: formador: Rui Cardoso, Associação Aldeia).

É objetivo do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental dar continuidade e promover este projeto, fomentando junto do público em geral e do público escolar o aumento do conhecimento sobre a biodiversidade do território.

Resumo
Categoria
Ciência e I&D