Água

• Investimento em curso de 10,5 milhões de euros vai levar água potável a mais 1.200 fogos do concelho
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo indicou que um investimento em curso na ordem dos 10,5 milhões de euros em abastecimento de água vai permitir que mais 1.200 fogos do concelho tenham acesso a água potável.
Água | 24 junho 2021

A garantia foi dada durante a inauguração dos Sistemas de Abastecimento de Água em Alta e Baixa na freguesia de Deocriste, que contou hoje com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, numa cerimónia que aconteceu na Junta de Freguesia de Deocriste.

José Maria Costa realçou que serão investidos 5,7 milhões de euros no abastecimento em alta, para construção de reservatórios e adutoras, e 2,4 milhões de euros na eficiência hídrica. “Este é um projeto para assegurar o futuro”, frisou.

Para o edil, esta inauguração representou uma celebração de uma “verdadeira parceria entre o Estado central e a administração local para a resolução de problemas”. “Aderimos à Águas do Alto Minho (ADAM) com a perceção clara de que estávamos a aderir ao futuro da nossa população”, destacou. Também a Secretária de Estado do Ambiente considerou que “este é um dia especial porque celebramos um passo muito importante nesta colaboração”.

O Presidente executivo da Águas do Alto Minho (AdAM), João Neves, disse que “este é o campeonato que gostamos de jogar”. “Vamos entrar a jogo para fazer aquilo que fazemos melhor, que é operar o sistema de abastecimento de água”, disse, frisando que estão programados investimentos de 36 milhões de euros nos sete municípios que pertencem à ADAM.

Este investimento inclui 14 milhões de euros para eficiência hídrica, com o objetivo de melhorar a rede que já existe, reduzir perdas e melhorar a qualidade da água, e 21 milhões de euros para expansões de rede e aumento das taxas de cobertura.

Já o Presidente da União das Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, David Veiga, assegurou que “os momentos que hoje vivemos ficarão registados a letras de ouro nos anais da nossa freguesia”, visto que a empreitada agora inaugurada era um anseio da população há quarenta anos, beneficiando 300 fogos de Deocriste.

Água