Mar

• Autarca de Viana do Castelo participou no Blue Info Summit que debateu Economia do Mar
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou ontem presença no Blue Info Summit, que contou com a presença de líderes da Economia Azul da Europa, Ásia, África, da Europa e América. O edil vianense, José Maria Costa, participou, através dos meios digitais, no debate sobre Cooperação Azul.
Mar | 24 junho 2021

O Blue Info Summit incluiu uma sequência de conferências e a apresentação do documento Burgee (Flâmula) 2021 sobre os números mais recentes da evolução da Economia do Mar.

O ano de 2021 é o ano do arranque da década das Nações Unidas da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável. Neste contexto, o Blue Info Summit pretendeu dar um contributo relevante para o debate de temas relevantes como a cooperação entre nações e entre entidades da economia azul; a importância da ciência e da inovação na valorização dos oceanos, dos mares e dos rios; a visão integrada de todos os planos de água e áreas costeiras; o impacto da pandemia e a necessidade de retoma; o valor do alimento marinho e a sustentabilidade dos oceanos; visando também transformar a economia do mar no sentido da descarbonização.

Neste encontro, líderes da economia azul de vários países em quatro continentes partilharam as suas opiniões sobre o futuro dos oceanos, dos mares e dos rios. Num mundo em grande transformação, compromissos voluntários são fundamentais para se conseguirem atingir as metas do ODS 14 – Vida Debaixo de Água.

Mar