Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
/
Mar

Centro de Mar garante 155 mil utilizadores em 10 anos de existência

  • Notícias
  • Centro de Mar garante 155 mil utilizadores em 10 anos de existência
O projeto Centro de Mar – Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar assinala, em 2024, 10 anos de existência e a Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um programa comemorativo para assinalar a efeméride.
Mar | 14 março 2024

O Centro de Mar abriu as portas a 16 de novembro de 2014, no Dia Nacional do Mar e, até hoje, já contou com 154.295 utilizadores. Os visitantes portugueses foram 112.778, correspondendo a 73% das visitas, e os estrangeiros 41.517, o que representa 27% das visitas. Nesta década, foram promovidas 708 atividades com escolas, envolvendo 11.879 crianças e jovens. Neste percurso, o Centro de Mar conta com iniciativas de Serviço Educativo, nomeadamente atividades diversas com escolas, o projeto “Além-mar” que já contou com 1.074 alunos (2017 a 2023) e “Aulas a Bordo”.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou o “trabalho de sensibilização” promovido pelo Centro de Mar. Destacou a presença, no lançamento das comemorações, de mais de duas dezenas de alunos do 4.º ano de EB1 do Calvário da Meadela que estão a participar no projeto “Além-mar”. “A presença de estudantes é a principal razão para termos criado este espaço, que já mereceu mais de 11 mil visitas de alunos”, reforçou o autarca, recordando que o Navio Gil Eannes, onde funciona o Centro de Mar, “trouxe história, promoveu a cidade e disseminou o nome de Viana do Castelo pelo mundo”.

A coordenadora do Centro de Mar, Leonor Cruz, indicou que “neste ano, vamos dinamizar um conjunto de atividades que já costumamos fazer ao longo do ano, mas que queremos fazer mais e melhor para celebrar os 10 anos deste espaço”, sempre em colaboração com parceiros que são “essenciais” para o projeto.

A conferência de imprensa desta quarta-feira terminou com uma “Aula a Bordo” pela associação Coordenada Decimal, numa sessão de esclarecimento sobre segurança náutica e balnear, cuidados e comportamentos a adotar nas praias e mostra de alguns objetos, estratégias e treino dos nadadores salvadores.

Para assinalar a década de existência, no mês de março serão promovidas as Aulas a Bordo “O meu desporto é a pesca” e “Microalgas: usos, faculdades e aplicações”. Em abril, o programa integra Aula a bordo “Um mergulho no Rio Neiva”, apresentação da publicação “O encalhe no Navio Coral Bulker” e inauguração de exposição “As conchas no mundo marinho”.

Em maio, o programa inclui as Comemorações do Dia Europeu do Mar, as Comemorações do Dia do Pescador, a Aula a bordo “Segurança balnear”, apresentação de publicação infantil “O mar está todo aqui”, de Rui Coelho e Luísa Coelho, sendo ainda promovida uma experiência náutica para famílias (surf, canoagem, vela e remo) e um roteiro pela doca comercial da cidade.

No mês de junho, é promovida a 8ª edição do concurso de fotografia “Viana e o mar” – 8ª edição e lançada a publicação “Viana e o mar”. Em setembro, Dia do Desporto Náutico (integrado na Semana Europeia do Desporto), em outubro a Aula a bordo “Algas à mesa”.

No mês de novembro, é promovida a XI Semana do Mar, que integra Dia Nacional do Mar e 10º Aniversário do Centro de Mar. Serão promovidos ateliês “O mar está todo aqui” por Rui Coelho e Luísa Coelho, visitas à lota, Aula a bordo “Arte com algas”, visitas à Estação salva-vidas (ISN), inauguração da exposição e lançamento de publicação “10 anos Centro de Mar”, visitas livres ao Farol de Montedor e ainda encontro de investigação científica na área marítima.

O Centro de Mar é a estrutura responsável pela programação em torno de dias temáticos, como Dia Europeu do Mar (20 maio), Dia do Pescador (31 de maio), Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) e Dia Nacional do Mar (16 novembro). Promove igualmente outras iniciativas, como o concurso de fotografia “Viana e o mar”, workshops para público geral, tertúlias e mesas redondas, bem como sessões de esclarecimento.

Nestes dez anos, o espaço acolheu diversas exposições: “Um mar de oportunidades”, 2014; “Viana do Castelo: cidade náutica do Atlântico”, 2014; “Viana na história do mar”, 2014; “Um mar de tradições”, 2016; “Viana do Lima: porta para o mundo”, 2016; “A viagem interminável do lixo marinho”, 2017; e “A Ribeira de Viana: história, arte e devoção”, 2022 até à atualidade.

A estrutura foi ainda responsável pelas publicações: “Memórias da pesca do bacalhau”, 2016; “Viana do Lima, porta para o mundo”, 2016; “Diário de bordo”, 2016; “Um mar de tradições”, 2016; “Praias de Viana do Castelo”, 2018; e “A Ribeira de Viana: história, arte e devoção”. O Centro de Mar – Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar integra diversas componentes, nomeadamente um Centro Interpretativo Ambiental, com um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e um Centro de Documentação Marítima.

Em 2020, foi inaugurado o Museu Virtual da Memória Marítima, espaço dedicado à salvaguarda e preservação, registo e documentação, arquivo e divulgação de espólios documentais relacionados com o tema do “mar” e a sua importância (passada, atual e futura), a diversos níveis (cultural, económico, social, geográfico, ambiental) nos processos de desenvolvimento do território abrangido pelo Centro de Mar. Conta atualmente com 815 registos, entre livros (226), periódicos (295), catálogos (120), documentos (29), mapas e cartas (11), objetos (18), jogos (10), imagens digitais (80), entrevistas (20) e CDs/DVDs (6).

Para o sucesso do Centro de Mar têm contribuído as diversas entidades parceiras, nomeadamente Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores, APDVC – Associação de pesca desportiva de Viana do Castelo, Docapesca, Vianapesca, Capitania do porto de Viana do Castelo, Aqualgae, Associação Rio Neiva, AONORTE – Associação de produção e animação audiovisual, Bind’ó Peixe – Associação cultural, Surf Clube de Viana, Viana Remadores do Lima, Clube de Vela de Viana do Castelo e Darque Kayak Clube.

Notícia completa AQUI.

Resumo
Categoria
Mar