VIAGEM PELO CLIMA | Mini-cop

O Projeto MINI-COP tem como objetivo sensibilizar para a cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, através de um concurso de ideias para escolas dos municípios parceiros que culminará num evento à escala nacional.
Sustentabilidade | 22 agosto 2023

O Projeto MINI-COP tem com objetivo, através de um concurso de ideias entre escolas, sensibilizar para a cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, que terminará num evento à escala nacional.

O projeto está limitado a um total de 3 escolas por Município (seleção por ordem de inscrição), contando com 3 fases distintas:

1ª - FASE ESCOLAR (11/09 - 21/10) - (desafio entre turmas da mesma escola)

Preenchimento do formulário de candidatura: 11 de setembro a 06 de outubro de 2023

Nesta fase devem ser organizadas equipas de 3 a 5 elementos (alunos do 9º ano) e, com o apoio do professor, respondem a um conjunto de questões por escrito através de formulário online disponibilizado pela Organização.

O formulário irá estar dividido em duas secções - questão municipal e questão nacional - e as respostas deverão ter um sumário executivo, que irá a votação.

As votação realizam-se entre os dias 11 e 20 de outubro (será facultado formulário próprio) e as ideias vencedoras serão enunciadas no dia 23 de outubro.

RESULTADOS: 1 ideia por escola para o município; 1 ideia por escola a nível Nacional

2ª - FASE MUNICIPAL (24/10 - 15/11) - (desafio entre escolas)

Após a 1ª fase concluída, entre os dias 24 de outubro e 30 de novembro de 2023, as equipas vencedoras de cada escola devem fazer um vídeo, com um máximo de 2 minutos, a explicar a sua ideia e vantagens (ideia municipal e nacional).

No dia 07 de novembro é disponibilização de link para votação que decorre até ao dia 14 de novembro (concorrem no máximo, nesta fase, 6 ideias), a comunicação das ideias vencedoras será no dia 15 de novembro.

RESULTADOS: uma equipa vencedora do desafio municipal; uma equipa vencedora do desafio nacional, que irá representar o município com a ideia para o país.

3ª - MINI COP NACIONAL (22/11) - (desafio entre municípios)

A resposta mais votada em cada Município à pergunta lançada no âmbito de implementação de medidas a nível nacional levará essa equipa a uma competição nacional.

O evento Mini COP Nacional, em formato presencial, irá realizar-se no dia 22 de novembro. As 7 ideias, uma por município, serão apresentadas e discutidas com o ministério do ambiente.

A ideia vencedora será escolhida por um painel, que reunirá logo após a apresentação das ideias de cada equipa.

O evento termina com a entrega de prémios e divulgação de vencedores do desafio.

Clique AQUI para obter mais informações.

Destinatários
9º ano