Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
18º / 18º
Sustentabilidade

Viana do Castelo integra Comissão de Governança e Gestão do Turismo Responsável e Sustentável, no âmbito do projeto transfronteiriço BIOCOSTEIRO

  • Notícias
  • Viana do Castelo integra Comissão de Governança e Gestão do Turismo Responsável e Sustentável, no âmbito do projeto transfronteiriço BIOCOSTEIRO
O Município de Viana do Castelo é parceiro da Deputação de Pontevedra e da entidade SEO/Bird Life, no desenvolvimento do projeto “Biocosteiro”, alvo de alvo de financiamento do Programa de Cooperação Interreg VI Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
Sustentabilidade | 17 julho 2025

No passado dia 17 de junho de 2025, em Pontevedra, foi constituída a Comissão de Governação e Gestão do Turismo Responsável e Sustentável no âmbito do projeto transfronteiriço BIOCOSTEIRO.

Esta comissão é constituída pelos principais parceiros do projeto: Deputação de Pontevedra, a SEO/Birdlife e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, bem como outras entidades locais de ambos os territórios, assim como agentes ligados ao turismo e à conservação e desenvolvimento sustentável.

Lembrando que os principais objetivos do BIOCOSTEIRO são "a conservação da biodiversidade nos habitats costeiros galego-portugueses e a promoção de um desenvolvimento equilibrado das economias locais", são diversas as atividades que vêm sendo desenvolvidas, entre 2024 e 2026, de forma a promover um modelo de gestão turística responsável e sustentável e também estabelecer medidas de proteção das espécies autóctones e seus habitats.

A Comissão para a Governação e Gestão do Turismo Responsável e Sustentável será um instrumento de acompanhamento, validação e dinamização de duas questões: a Estratégia de Turismo Responsável e Sustentável que será criada nesta área, e ainda o processo de certificação ambiental no litoral da Rede Natura 2000 da província de Pontevedra e concelho de Viana do Castelo.

Neste momento, a Comissão é constituída pelos principais parceiros do projeto BIOCOSTEIRO, bem como, pelos municípios de Cangas do Morrazo, O Grove, Moaña, Nigrán e Sanxenxo, a Xunta de Galicia, as Universidades de Vigo e Santiago de Compostela, CEMMA, Federação Galega de Vela e Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas. No entanto, há sempre possibilidade de novas adesões de entidades interessadas.

O programa tem um orçamento de 750.000 euros, 75% financiado por fundos do FEDER, estando alocados ao Município de Viana do Castelo 130 835€.

Resumo
Categoria
Sustentabilidade