Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
15º / 15º
Mar

Viana do Castelo é capital europeia da inclusão com o Blue Surf Festival

  • Notícias
  • Viana do Castelo é capital europeia da inclusão com o Blue Surf Festival
O Surf Clube de Viana pretende, através do Blue Surf Festival, impulsionar a inclusão no desporto e na sociedade, sensibilizar para o voluntariado e sustentabilidade e promover a prática do surf junto de pessoas com diferentes necessidades e capacidades, melhorando a sua saúde física e mental.
Mar | 21 setembro 2023

Surf inclusivo, experiências de surf e de skate para diferentes públicos, concertos, conferências, exposições permanentes e temporárias e formação avançada para treinadores de surf constituem os grandes destaques do Blue Surf Festival, que se vai realizar em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto, de 28 de setembro a 1 de outubro. Neste evento, o Surf Clube de Viana (SCV) pretende, principalmente, impulsionar a inclusão no desporto e na sociedade, sensibilizar para o voluntariado e sustentabilidade e promover a prática do surf junto de pessoas com diferentes necessidades e capacidades, melhorando a sua saúde física e mental.

O Blue Surf Festival, que visa envolver sobretudo a comunidade vianense surfista e não surfista, está incluído no projeto pan-europeu BLUESURFEST, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ Sport. Trata-se de um projeto, que dando continuidade ao INCLUSEA − Development of Professional Skills in the Field of Adapted Surfing, prevê a organização de seis festivais de surf inclusivos, nos seis países europeus parceiros do BLUESURFEST. Em Portugal, este projeto tem como parceiro o SCV.

Os palcos privilegiados do evento serão o Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo (CAR Surf de Viana) e a praia do Cabedelo.

Nos dias 28 e 29 de setembro, este festival, também integrado na Semana Europeia do Desporto #BeActive, vai celebrar o Dia Europeu do Desporto na Escola. Serão cerca de 200 os alunos dos nonos anos do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola convidados a ter experiências de surf.

Concertos de três bandas formadas por surfistas “Souls of Fire”, “Du Nothin” e “Tutti Tasty”, junto ao CAR Surf de Viana, encerram o programa de 29 de setembro.

Nos dias 29 e 30, também os alunos das três turmas do 1º ciclo vencedoras do concurso “Oceano é Vida”, e cujos trabalhos já estão expostos no CAR Surf de Viana, vão ter oportunidade de vivenciar experiências de surf e de skate.

O sábado, 30 de setembro, último dia da Semana Europeia do Desporto, será um dia aberto com destaque para experiências de surf inclusivo (surf adaptado, Blue Gym +65, “Wolfy” SurfingDog e social) e para dois painéis de conferências, intitulados “Inclusive Surfing” e “Culture, Performance, Safety & Sustainability”. Ainda haverá duas sessões/exposições temporárias: “Atelier ao Vivo”, pela APPACDM; e “Realidade virtual 360º”, pela 13 Grados.

No último dia do evento, 1 de outubro, haverá uma formação Avançada para Treinadores com o conceituado australiano Martin Dunn. Com uma duração de 8h00, esta formação está acreditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Também vai realizar-se o Get Together Volunteering, que vai juntar ex-voluntários e atuais voluntários nacionais e internacionais.

À exposição permanente no CAR Surf dos trabalhos escolares vencedores do concurso “Oceano é Vida” juntam-se as exposições Pranchas “Deslizantes Leão” e Pranchas “Stray Dogs”. Ainda, numa ação concertada com o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, estará patente a Exposição Viagem do Lixo Marinho e trabalhos do Mar de Experiências, projeto de divulgação e valorização da cultura costeira.

Além do Surf Clube de Viana, O BLUESURFEST tem por parceiros a Sociedad Regional de Educación, Cultura y Deporte, de Espanha, e que coordena o projeto, a Association Nationnale Handi Surf, de França, a Liquid Therapy, da Irlanda, a Deutscher Wellenreit Verband, da Alemanha, e a Federazione Italiana Sci Nautico e Wakeboard, de Itália.

O Blue Surf Festival vai acontecer em Viana do Castelo numa altura em que o município também será palco da conferência anual da World Surf Cities Network (27 a 30 de setembro).

Consulte mais informações AQUI.

Resumo
Categoria
Mar