“Estórias de ambos os lados"

Divulgação de resultados do projeto “Estórias de ambos os lados: a construção de uma visão e narrativa colectiva sobre a foz do Rio Neiva“
Sustentabilidade | 4 janeiro 2022

Por: Associação Rio Neiva

"Após recolhermos (algumas) das estórias sobre a foz e envolvente do Rio Neiva, chegou o momento de as partilharmos publicamente.

Este projeto, promovido pela Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente, em parceria com os Municípios de Esposende e Viana do Castelo, pretende promover uma maior interação da comunidade local com as áreas protegidas na zona da foz do Rio Neiva, olhando para o seu património natural, cultural e social.

Focamo-nos no Rio Neiva na zona da sua foz, como uma linha visível e invisível que divide e une o Parque Natural Litoral Norte e o GeoParque Litoral, e dois municípios e cidades, Esposende e Viana do Castelo. Pretendemos mobilizar a comunidade que habita em cada lado do Rio na sua foz, reconhecendo a importância de olhar para além desta linha, para que em conjunto seja possível valorizar e proteger este nosso território.

Ao longo de 4 meses, de setembro a dezembro de 2021, identificamos e recolhemos estórias individuais e colectivas desafiando os participantes a contribuir para a construção de uma visão e narrativa comum deste território.

Conversamos com 19 pessoas, que nos abriram as portas e contaram as suas experiências e perspetivas, no que foi sempre um diálogo enriquecedor. A sua disponibilidade e simpatia permitiu-nos conhecer um pouco melhor a vivência passada e presente neste território e que desejos têm para o futuro da foz do Rio Neiva.

Envolvemos 68 alunos de escolas de ambos os lados, nomeadamente as turmas 9º B da EB António Rodrigues Sampaio, 9º B da EB Forjães, 7ºA e 7ºC da EB Foz do Neiva, que lhes permitiu visitar e conhecer os parques do ‘outro lado’. Nestas visitas, os alunos registaram fotograficamente, através da disponibilização de camaras fotográficas analógicas, a sua perspetiva visual do território.

Todo este processo culminou no passado 11 de dezembro com o evento final de encerramento e apresentação de todos os resultados, nomeadamente:

- Exposição Fotográfica Exterior, que pode ser visitada presencialmente junto da ponte nova na foz do Neiva nos próximos 2 meses;

- Documentário Vídeo, que regista as estórias individuais de várias intervenientes no processo e pode ser abertamente visualizado no website do projeto; e

- Livro Narrativo e Fotográfico, que regista também as estórias individuais e as principais observações e conclusões, podendo ser acedido abertamente no website do projeto.

Assim, podes conhecer todos os resultados do projeto, que estarão sempre disponíveis de forma aberta, em: www.rioneiva.com/estorias.

Neste momento, temos também que agradecer a todos e todas que participaram e contribuíram para este projeto, dando o mote e a visão para uma foz do Rio Neiva sustentável e preparada para o futuro."