• Presidente da Câmara apresentou ao Ministro do Mar o Cluster das Energias Renováveis Oceânicas de Viana do Castelo
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, apresentou hoje ao Ministro do Mar o Cluster das Energias Renováveis Oceânicas que se está a desenvolver em Viana do Castelo.
Mar | 27 outubro 2020

A visita do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e da Diretora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira, aconteceu no âmbito de uma Sessão de Apresentação Pública e debate da nova proposta para a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030. Antes, o governante visitou o Navio-Hospital Gil Eannes, a convite do autarca vianense.

Na abertura da Sessão de Apresentação, o edil, José Maria Costa, afirmou que Viana do Castelo “tem vindo a assistir à instalação de projetos ligados às energias renováveis”, o que é revelador de um crescente interesse por parte de entidades e empresas interessadas no desenvolvimento de projetos inovadores no domínio das energias renováveis oceânicas e também na robótica marinha. “Está a constituir-se em Viana do Castelo um centro de competências e um polo de empresas ligadas às energias renováveis”, declarou.

O autarca referiu que, neste momento, está em desenvolvimento no concelho o Windfloat, o maior projeto europeu de energias eólicas em plataformas flutuantes liderado pela EDP Inovação e também um projeto de aproveitamento de energia das ondas, através de uma empresa sueca - CorPower Ocean – que vai instalar em Viana do Castelo uma unidade de produção destes equipamentos.

José Maria Costa indicou que a cidade vai também acolher o Atlantis Test Center, o primeiro centro europeu de teste de robôs marítimos em ambiente real, num investimento de 8,5 milhões de euros, financiado pelo Horizonte 2020 – Programa Quadro para a Investigação e Inovação, em três anos, a ser criado ao largo da costa, no WindFloat Atlantic.

O autarca realçou ainda as melhorias das infraestruturas do Porto de Mar de Viana do Castelo, numa altura em que a empreitada dos novos acessos rodoviários está já numa fase final. O novo acesso ao Porto de Mar inclui a criação de uma rodovia de 8,8 quilómetros de extensão a ligar a A28 ao Porto de Viana do Castelo em São Romão de Neiva, com duas faixas de rodagem de 3,5 metros de largura. A obra prevê ainda a requalificação de um troço e bermas da Estrada Nacional 13 e a construção de dois novos troços a ligar esta estrada nacional à A28, com acesso direto ao porto comercial.

Também em curso está o projeto de dragagem do canal de acesso ao Cais do Bugio e aos Estaleiros Navais, que visa melhorar as condições e estimular o desenvolvimento industrial, permitindo a entrada de navios de maior dimensão no Porto de Mar.

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, deixou votos de “parabéns pelas realizações alcançadas em Viana do Castelo”. “Aqui não há potencial, há realidade já alcançada”, declarou o governante.