Floresta

Pinheirinhos de Natal já disponíveis gratuitamente no Mercado Municipal

• Pinheirinhos de Natal já disponíveis gratuitamente no Mercado Municipal
Floresta | 6 dezembro 2019

Os pinheirinhos de Natal já estão a ser oferecidos no Mercado Municipal de Viana do Castelo. Com a quadra natalícia prestes a chegar, o Município de Viana do Castelo, através do setor do Horto Municipal e em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, volta a oferecer os tradicionais “Pinheirinhos de Natal”. Os pinheiros estão disponíveis ao público numa loja no interior do Mercado Municipal, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.

Estes pinheiros foram retirados em áreas de floresta onde existe a regeneração natural do pinheiro bravo em densidades excessivas. O corte destes pinheiros corresponde a uma monda que corrige essa densidade excessiva, concedendo assim melhores condições de desenvolvimento às restantes árvores que ficam em crescimento.

O Município pretende evitar que as pessoas cortem ou destruam árvores onde não é aconselhável, oferecendo aos cidadãos um dos mais simbólicos elementos de natal: o pinheiro.

Esta iniciativa está integrada nas Comemorações do Ano Municipal para a Recuperação da Floresta Nativa Portuguesa. Ao longo de 2019 foram realizadas diversas ações de proteção da floresta nativa que urge recuperar e conservar no nosso território. Para além do seu valor inerente, a floresta nativa é importante não apenas a nível ambiental e ecológico, mas também do ponto de vista económico e social.

Floresta