Floresta

Militares do Exército iniciam hoje vigilância da Serra de Santa Luzia

• Militares do Exército iniciam hoje vigilância da Serra de Santa Luzia
Os militares do Exército começam esta quinta-feira, 1 de julho, a vigiar a Serra de Santa Luzia. Conforme protocolo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo para a vigilância florestal, a Escola de Serviços do Exército garante a vigilância da serra, para prevenção dos incêndios florestais e dissuasão de comportamentos de risco.
Floresta | 1 julho 2021

O protocolo com o Exército já se realiza desde 2011 e tem sido uma ação fundamental para a prevenção dos incêndios florestais ao longo destes últimos dez anos.

Os militares estão, assim, a promover operações de vigilância, mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (CODIS - Comandante Distrital de Operações de Socorro, Bombeiros Municipais de Viana do Castelo) e comunicando, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo.

A vigilância das áreas florestais é fundamental para a prevenção de incêndios, permitindo dissuadir eventuais atos de negligência ou mesmo criminosos e detetar eventuais ocorrências. Para além dos patrulhamentos das entidades competentes, como Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP), a Câmara Municipal tem promovido ações complementares de vigilância florestal, quer com Militares quer com Escuteiros.

Câmara Municipal de Viana do Castelo apela a todos os devidos cuidados como as limpezas e, em especial, o alerta dos incêndios florestais diretamente para o 117.

Floresta