Sustentabilidade

• Concluída instalação de tecnologia LED em 5.787 pontos de luz de Viana do Castelo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo já concluiu a empreitada de substituição da iluminação pública por nova de tecnologia LED, num investimento superior a 1,806 milhões de euros.
Sustentabilidade | 10 novembro 2020

A substituição de 5.787 pontos de luz a norte e sul do rio Lima representou uma aposta na sustentabilidade energética por parte do Município.

Dentro das áreas que foram intervencionadas, a rede de iluminação que existia era composta por luminárias obsoletas ou em más condições de funcionamento. A área abrangida pela empreitada “Promoção da Sustentabilidade Energética – Viana do Castelo – Intervenções em infraestruturas públicas da administração local: Sistemas de iluminação pública”, com financiamento do NORTE 2020, incluiu o centro histórico da cidade, ruas diversas, jardins, espaços públicos, estradas e acessos e Zonas Industriais.

A sustentabilidade da candidatura será garantida pelo facto de o investimento acarretar uma poupança anual superior a 294 mil euros com iluminação pública. Acresce ainda o facto das luminárias LED instaladas serem mais eficientes, mais duradouras e carecerem menos de manutenção preventiva do que aquelas atualmente existentes.

Relativamente ao consumo de energia primária na iluminação pública após intervenção, foi definida uma meta de 3.819.308,90 kWh/ano para 2020, uma vez que com a implementação desta operação será possível obter uma poupança energética na ordem dos 57,9%.

Sustentabilidade