COMECE A LIMPAR A PRAIA EM SUA CASA!

COMECE A LIMPAR A PRAIA EM SUA CASA!, é uma campanha de sensibilização promovida pela Comunidade intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), com o apoio do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, que visa consciencializar a população para a importância de adotar bons hábitos em casa para proteger o meio ambiente e o nosso oceano e praia.
Mar | 15 junho 2024

No dia em que celebra o 15º aniversário, a Comunidade intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), com o apoio do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, promove a campanha de sensibilização COMECE A LIMPAR A PRAIA EM SUA CASA!

Lançada no dia da abertura da época balnear, esta iniciativa pretende consciencializar a população para a importância de adotar bons hábitos em casa para proteger o meio ambiente e o nosso oceano e praias.

Nesse sentido, são destacadas as seguintes recomendações:

- Não despeje resíduos na sanita: Todos os resíduos, como cotonetes, toalhetes, pensos, tampões, algodão, devem ser descartados no lixo e nunca na sanita.

- Não descarte óleo no ralo da pia ou na sanita: O descarte de óleo alimentar nos lavatórios prejudica a vida marinha, bloqueando a passagem de oxigénio e impedindo a chegada de luz solar às algas marinhas. Utilize os oleões disponíveis para descartar o óleo usado.

- Não deite areia do gato na sanita: A areia do gato é altamente tóxica para a vida marinha e pode acabar nos oceanos através do sistema de esgotos.

- Reduza o consumo de plástico: Optar por alternativas sustentáveis aos produtos descartáveis é essencial para diminuir a quantidade de plástico que acaba no oceano.

Pratique a separação de resíduos: Descartar os resíduos de forma correta, separando-os adequadamente e evitando o descarte na sanita.

Ao adotar estas práticas simples no dia-a-dia, a população pode contribuir significativamente para a redução da poluição dos oceanos e melhorar a qualidade das praias, resultando em verões mais agradáveis e um ambiente mais saudável para todos.

Esta ação realiza-se no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Costeiro Litoral Norte, financiada pelo Mar2030/ Portugal2030.