Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
14º / 14º
Resíduos

Lançamento do projeto europeu DeCoWaste

Ceutí celebrou o arranque oficial do projeto europeu DeCoWaste, uma iniciativa financiada pelo Interreg SUDOE que visa revolucionar a gestão dos resíduos de construção e demolição no Sudoeste da Europa. Durante três anos, Espanha, Portugal e França vão cooperar para promover a valorização, reutilização e reciclagem destes resíduos, impulsionando a transição para uma economia circular..
Resíduos | 26 setembro 2025

A Biblioteca Municipal de Ceutí acolheu o lançamento oficial do projeto europeu DeCoWaste – Valorização de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) na região SUDOE. Esta iniciativa é liderada pela Câmara Municipal de Ceutí e financiada pelo programa Interreg SUDOE.

Com a duração de três anos (2025-2028), o DeCoWaste visa melhorar a gestão de resíduos de construção e demolição em municípios de pequena e média dimensão no sudoeste da Europa, promovendo a sua valorização, reutilização e reciclagem, de forma a avançar para um modelo de economia circular. A iniciativa procura reduzir o aterro ilegal, otimizar a utilização dos recursos naturais e gerar novas oportunidades de emprego e empreendedorismo sustentável no sector da construção.

O projeto baseia-se na cooperação transnacional entre Espanha, Portugal e França, e está alinhado com as principais estratégias europeias de sustentabilidade, como o Pacto Ecológico Europeu, a Agenda Urbana Europeia e a Estratégia da UE para a Economia Circular, bem como com a Estratégia de Arquitetura e Construção Sustentáveis da Região de Murcia.

Um consórcio internacional comprometido com a economia circular

O consórcio DeCoWaste é composto por oito organizações líderes nas áreas da gestão de resíduos, inovação tecnológica e administração pública:

• Câmara Municipal de Ceutí (Espanha)

• Associação de Investigação das Indústrias Cerâmicas – ITC-AICE (Espanha)

• Sindicato Departamental Misto para a Valorização dos Resíduos Domésticos – Trifyl (França)

• Associação das Sociedades Asturianas de Propriedade dos Trabalhadores e da Economia Social – ASATA (Espanha)

• Município de Viana do Castelo (Portugal)

• Serviços Municipais de Viana do Castelo (Portugal)

• Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia (Portugal)

• STV Gestión (Espanha)

A apresentação foi aberta por Sonia Almela Martínez, Presidente da Câmara Municipal de Ceutí; Adrián Zitelli, Diretor-Geral da UE na Região de Múrcia (CARM); e Francisco Lucas, Delegado do Governo em Múrcia, que destacaram a relevância do projeto, o seu âmbito internacional e as oportunidades que oferece para a inovação, a sustentabilidade e a cooperação territorial.

A apresentação de abertura “Do Resíduo ao Recurso: O Compromisso com a Economia Circular na Construção”, por Pilar Hidalgo, Diretora de Inovação da Cementos La Cruz, sublinhou o papel estratégico do setor da construção na transição para uma economia circular. De seguida, Isabel Serna, responsável pelos Projetos Europeus e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Ceutí, apresentou os detalhes técnicos do DeCoWaste e as ações previstas para os próximos três anos.

O dia terminou com uma apresentação dos parceiros do consórcio e um cocktail de confraternização que promoveu a troca de experiências e a criação de sinergias entre agências governamentais, empresas, universidades e atores sociais.

---

Sobre o DeCoWaste

O DeCoWaste é um projeto financiado pelo programa europeu Interreg SUDOE que visa melhorar a gestão e a recuperação de resíduos de construção e demolição em municípios do sudoeste da Europa, promovendo a inovação, a sustentabilidade e a cooperação transnacional para impulsionar a economia circular no setor da construção.

Resumo
Categoria
Resíduos