CANDIDATURA RECOLHABIO já está em desenvolvimento em Viana do Castelo

• CANDIDATURA RECOLHABIO já está em desenvolvimento em Viana do Castelo
O Município de Viana do Castelo, através da CIM Alto Minho, encontra-se a desenvolver a candidatura RecolhaBio, financiada pelo Fundo Ambiental, para a criação de um Centro Municipal de Compostagem de Resíduos Verdes em Viana do Castelo e o reforço de ações de comunicação do projeto “Viana Abraça”.
Resíduos | 5 janeiro 2023

O Município de Viana do Castelo, através da CIM Alto Minho, encontra-se a desenvolver a candidatura RecolhaBio, financiada pelo Fundo Ambiental. A candidatura integra dois projetos: a criação de um Centro Municipal de Compostagem de Resíduos Verdes em Viana do Castelo e o reforço de ações de comunicação do projeto “Viana Abraça”, ambos na temática da produção de biorresíduos.

O primeiro projeto pretende criar uma solução a nível concelhio para o tratamento de resíduos verdes resultantes de diversas ações de manutenção (púbica e privada).O segundo, iniciado em meados de 2019, com o objetivo de capacitar o modelo técnico da gestão de resíduos para a recolha seletiva de biorresíduos, teve como destaque a operacionalização técnica de soluções para recolha seletiva de biorresiduos e consequentemente desvio de aterro. Em 2022 e 2023 é necessário reforçar as campanhas de comunicação e divulgação deste último projeto junto dos principais atores-chaves com o objetivo de se atingir os objetivos inicialmente previstos.

Com esta candidatura dá-se ainda cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, 13|Ação Climática, e 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos.

Resíduos