Realizada cerimónia para premiar a Escola da Abelheira como vencedora da primeira edição do programa educativo "Wind Experts", desenvolvido pela Ocean Winds, em Viana do Castelo.
Foi realizada uma cerimónia do evento para premiar a Escola da Abelheira como vencedora da primeira edição do programa educativo "Wind Experts", desenvolvido pela Ocean Winds, em Viana do Castelo. O programa visa sensibilizar as gerações mais jovens relativamente ao desafio global das alterações climáticas e dos benefícios e potencial das energias renováveis, especialmente da energia eólica offshore. O evento foi celebrado na Escola da Abelheira, com a presença da equipa do WindFloat Atlantic, o parque eólico offshore flutuante local do qual a Ocean Winds (uma joint venture de 50% entre a EDP Renováveis e a ENGIE) é a principal acionista, e membros do Município de Viana do Castelo, representados pela Vereadora do Ambiente e Transição Climática, Fabíola Oliveira.
No contexto deste programa educativo, que também se relaciona com a disciplina curricular de ensino de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da Escola da Abelheira desfrutaram de vários cursos educativos que tinham como objetivo aumentar a sensibilização sobre as alterações climáticas e promover soluções eficazes para mitigar as suas consequências. A fase seguinte foi uma competição entre os alunos, em que o desafio principal foi construir uma réplica do parque eólico offshore flutuante WindFloat Atlantic utilizando materiais reciclados, incentivando o espírito de equipa, a criatividade e ideias inovadoras.
A cerimónia contou com a presença de todos os alunos participantes das três turmas do quinto e sexto anos de escolaridade e da sua professora, Paula Pequeno, o Vice-Diretor da escola, Luís Braga, e demais professores que gentilmente receberam os visitantes com poemas e músicas preparadas com antecedência para o evento.
Durante a cerimónia, Daniel Ribeiro, Gestor de Ativos, e Ricardo Portela Rosa, Engenheiro de O&M e antigo aluno desta escola, ambos da equipa do WindFloat Atlantic, entregaram à escola um voucher de 3000 € pelo seu envolvimento e um certificado de participação a cada um dos alunos, de forma a valorizar a sua participação nesta competição construtiva e desafiadora. A seleção da equipa vencedora, foi realizada pelo comité da Ocean Winds, o qual analisou cada um dos projetos apresentados, valorizando a sua conceção, funcionalidade e criatividade. Cada membro da equipa vencedora recebeu como prémio um iPad.
A iniciativa Wind Experts enquadra-se no compromisso da Ocean Winds em investir na socie-dade e comunidade local nos seus projetos, focando-se especialmente na disseminação e promoção do conhecimento entre as gerações mais jovens. Assim, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, estão a decorrer várias ações sociais na região de Viana do Castelo, tal como a recente ação de limpeza organizada na praia de Rodanho.
Para mais informações clique AQUI.