Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
12º / 12º
Dia Temático

DIA NACIONAL DOS MOINHOS - Moinhos abertos 2023

Recursos
Iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação tendo como principal intuito apelar ao inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.
Dia Temático | De 15 abril 2023 a 16 abril 2023

A Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, organiza a iniciativa "Moinhos Abertos de Portugal", no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala, anualmente, a 7 de abril.

Desde 2008 que o Município de Viana do Castelo integra a Rede Portuguesa de Moinhos e, como em anos anteriores, irá fazer parte desta iniciativa com a abertura, nos dias 15 e 16 de abril, do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), onde está sedeado o Moinho de Maré, mais conhecido pelos vianenses como Azenhas de D. Prior.

Existe apenas um exemplar de Moinhos de Maré no concelho de Viana do Castelo. Tal como no caso das azenhas, é um edifício robusto, com necessidade de uma preparação do local de implementação, uma vez que funciona com a diferença entre a preia-mar e a baixa-mar, precisa de condições específicas: proximidade da costa, geralmente no estuário dos rios, no local onde as águas do rio, sob a pressão da maré-alta, crescem para a margem, alargando-a.

Este moinho foi mandado construir pelo Abade de Lobrigos, no início do século XIX, para o abastecimento de farinha à cidade. No início do XX, o comerciante Jules Deveze substituiu o mecanismo de madeira por outro de ferro, que é o que podemos ver hoje. Deixou de funcionar nos anos 30. 

Visite o Moinho de Maré, nos dias 15 e 16 de abril, das 10h-13h e das 14h-18h.

Resumo
Localização
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA)
Custo
0€ por pessoa
Categoria
Dia Temático