Dia Temático

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Recursos
Celebrado no dia 22 de Março, o Dia Mundial da Água pretende promover a reflexão e discussão sobre os problemas relacionados com este recurso natural e a sua urgente preservação e poupança.
Dia Temático | 22 março 2024

Anualmente, celebra-se o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, pretende promover a reflexão e discussão sobre os problemas relacionados com este recurso natural e a sua urgente preservação e poupança. Alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6: Água e saneamento para todos até 2030, esta efeméride tem como tema em 2023 “Acelerar a mudança para resolver a crise da água e saneamento”.

Neste enquadramento, tem-se vindo a desenvolver diversas iniciativas para conhecimento e controle da presença de poluentes emergentes no meio hídrico. Estes químicos não são monitorizados de forma regular e consistente, mas têm o potencial de entrar no ambiente e afetar os ecossistemas e, consequentemente, a saúde humana. A maioria destes poluentes tem origem em fármacos, produtos de uso pessoal, pesticidas, produtos industriais, nanopartículas e microplásticos.

Neste contexto, o Município participou no projeto NOR-WATER “Poluentes Emergentes nas águas da Galiza e Norte de Portugal: ferramentas para a Gestão do Risco”, cofinanciado pelo Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP), de onde resultou, entre outros recursos, o filme “Viver a Água em Viana do Castelo” disponível em ambiente.cm-viana-castelo.pt/videos/nor-water.

Viana do Castelo
Dia Temático