Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
/
BioRegisto

A distribuição do Lagostim-vermelho no BioRegisto

  • Atividades
  • A distribuição do Lagostim-vermelho no BioRegisto
Espécie exótica de lagostim, originária da América do Norte, foi introduzida na Europa com fins comerciais.
BioRegisto | De 20 dezembro 2021 a 19 janeiro 2022

Em Portugal, foi introduzido por pescadores (que a utilizavam como isco) e, provavelmente, também através da dispersão natural a partir de Espanha. Com cerca de 15 cm de comprimento máximo e coloração castanha-avermelhada ou vermelha-escura, está presente em todas as grandes bacias hidrográficas de Portugal. Ocupa uma grande variedade de habitats húmidos, com um impacto significativo na cadeia alimentar.

É muito tolerante a doenças e condições ambientais extremas o que, associado a um rápido crescimento e altas taxas de reprodução, resulta em impactos negativos para a flora e fauna dos ecossistemas. Está na lista das 100 espécies com maior capacidade de invasão na Europa. Incluído no Decreto-Lei n.º 92/2019, de 10 de julho, que estabelece o regime jurídico aplicável ao controlo, à detenção, à introdução na natureza e ao repovoamento de espécies exóticas em Portugal.

O BioRegisto conta com 4 observações de lagostim-vermelho (Procambarus clarkii) distribuídas entre Viana do Castelo (2) e Ponte de Lima (2).

Observadores de lagostim-vermelho no BioRegisto: Mónica Rocha, Nicole Viana e Pedro Jorge Correia.


Resumo
Localização
Viana do Castelo
Categoria
BioRegisto