BioRegisto

Controle na propagação da Erva-das-pampas

Recursos
BioRegisto | 25 agosto 2022

A Cortaderia selloana, vulgarmente conhecida como erva-das-pampas ou penachos, é uma espécie exótica invasora com graves impactes na flora e fauna nativa devido à sua capacidade de transformação e degradação de habitats e ecossistemas nativos.

No concelho de Viana do Castelo tem-se assistido a uma expansão notória desta espécie, incluindo em áreas com valores naturais específicos. Assim, de forma a minimizar a expansão e os impactes no património natural e cultural não use, não comercialize, não transporte a Erva-das-pampas!

Pode ainda ajudar no combate através do controlo de plumas, devendo o corte ocorrer desde o aparecimento da flor (plumas) e durante as três semanas seguintes.

Na ficha técnica disponível no botão RECURSOS poderá aceder a informação que ajudará na aplicação das diferentes técnicas de controlo.

O Município de Viana do Castelo dispõe também de uma plataforma de ciência cidadã designada de BioRegisto - https://ambiente.cm-viana-castelo.pt/bioregisto - na qual qualquer cidadão pode contribuir com a identificação de locais onde já observou esta espécie. Esta é uma importante ferramenta de apoio ao controlo e gestão da propagação desta e de outras espécies com caráter altamente invasor.

Em caso de dúvida poderá contactar o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS11, ODS13 e ODS 15

Créditos fotográficos: Mónica Rocha